PERGUNTAS FREQUENTES

Ilustração de perguntas frequêntes

Não, somos apenas intermediários na solicitação do passaporte comum brasileiro, nos moldes das Leis nº 11.771 e nº 12.974.

O único site oficial para solicitação deste documento é www.pf.gov.br

A legislação exige que seja fornecido um meio para contato, mas não especifica. Neste caso, a empresa optou pelo atendimento via e-mail, uma forma de contato absolutamente acessível.

Um telefone para contato ou a falta dele jamais deveria ser usado como termômetro para idoneidade de um negócio. Inclusive, a exclusão do atendimento telefônico já é uma tendência global praticada por gigantes do mundo empresarial, como por exemplo, o Facebook Inc.

Enfim, o fato de o contato ser via e-mail não significa que a empresa está se furtando em cumprir suas obrigações legais perante o consumidor. Pelo inverso, trata-se de um meio no qual toda a comunicação fica devidamente registrada, inalterável e acessível sempre que necessário pelas partes.

Primeiramente, verifique a Caixa de Spam e o Lixo Eletrônico de seu e-mail. Pode acontecer o encaminhamento automático de emails (inclusive o nosso) para essas pastas, dependendo das configurações de seu provedor de emails.

Segundo, confira se você nos forneceu seu endereço de e-mail correto. Às vezes, algumas pessoas acabam cometendo algum erro de digitação e nos fornecem um e-mail incorreto. Para conferir o endereço de e-mail informado, basta verificar no rodapé do boleto bancário que emitiu em nosso site.

Se após verificar todas as pastas de seu e-mail, você constatar que realmente não recebeu nosso contato, nos envie um e-mail para sac@passaportes.tur.br com o assunto “PRIORIDADE”.

Isso significa que algo pode ter dado errado (vez que nosso atendimento costuma ser extremamente rápido e ágil) e nossa equipe de atendimento priorizará sua demanda.

Saiba também que nosso atendimento é das 9h às 17h, de segunda à sexta-feira (exceto feriados).

Importante: nosso primeiro contato ocorrerá em até 5 dias úteis após o pagamento do boleto bancário (neste prazo, já está incluso os 3 dias úteis que os bancos solicitam para confirmar um pagamento).

A contratação do nosso serviço não é obrigatória, uma vez que o solicitante poderá solicitar seu passaporte diretamente pelo site oficial da Polícia Federal sem o nosso auxílio ou através de outros fornecedores.

Caso tenha emitido nosso boleto bancário e desistido de fazer o pagamento, fique tranquilo! O boleto será automaticamente cancelado, sem lhe causar quaisquer ônus.

Isso também significa que seu nome não será negativado :)

Porque a própria lei prevê a remuneração por serviços prestados no mercado de consumo.

Segundo o Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 3º, serviço é “qualquer atividade fornecida no mercado de consumo, mediante remuneração” (grifo proposital).

Além disso, o art. 8º da Lei 12.974 determina que constituem prerrogativas das Agências de Turismo o recebimento de remuneração pelo exercício de suas atividades (observe o grifo).

Por fim, a Lei 12.974 também pode estar respondendo essa questão quando diz que “compreende-se por agência de turismo a pessoa jurídica que exerce a atividade econômica de intermediação remunerada (grifo nosso) entre fornecedores e consumidores de serviços turísticos ou os fornece diretamente”.

Não, nosso trabalho de intermediação é totalmente online, sendo prestado e entregue exclusivamente via e-mail.

Isso significa que não está incluso em nossa oferta o comparecimento presencial a quaisquer órgãos pelo solicitante.

Os dados que nós lhe solicitamos são exatamente os mesmos dados solicitados pelo órgão oficial.

Portanto, seus dados são solicitados e utilizados para que seja possível intermediá-lo na obtenção do passaporte, fornecendo seus dados para o órgão emissor.

Não, neste momento nós lhe intermediamos apenas na obtenção do passaporte comum brasileiro.

Sim, seu pedido pode ser recusado caso você não cumpra ou mais dos critérios abaixo:

• Ter feito alistamento eleitoral nos casos em que a lei o obriga;

• Ter votado (ou justificado ou pago multa) na última eleição, nos casos em que a lei o obriga;

• Estar quite com o Serviço Militar Obrigatório, no caso de homem que terá entre 19 e 45 anos em 31 de dezembro;

• Reunir documentos necessários à emissão de passaporte;

• Não ser procurado pela JUSTIÇA nem por ela impedido de obter passaporte ou de sair do país.

Fonte: https://www.gov.br/pt-br/servicos/obter-passaporte-comum-para-brasileiro

Leia com Atenção

Este não é um site governamental. Este site pertence a uma empresa privada. Não temos vínculos com o Departamento de Polícia Federal ou com quaisquer órgãos públicos. Você pode solicitar seu passaporte pelo site oficial da Polícia Federal sem nosso auxílio, onde os formulários estão disponíveis gratuitamente.

Fale com a gente

Se você acessou nosso site, não encontrou a informação que deseja e precisa falar com a Passaportes Serviços Online, basta nos enviar um e-mail para sac@passaportes.tur.br.

Aguardamos o seu contato para poder te ajudar!

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